Como planejar uma reforma de casa?


Quando falamos em reforma residencial, é comum que as pessoas associem essa atividade ao estresse e dores de cabeça, mesmo que comecem empolgadas. Mas, o que muitos não sabem é que uma reforma não precisa ser um pesadelo. No entanto, para isso é necessário ter um bom planejamento e se organizar com cuidado, realizando um projeto estrutural, contratando os profissionais adequados e, claro, mantendo a calma. Então, para te ajudar, no post de hoje vamos dar algumas dicas sobre como planejar uma reforma.

1. Defina o objetivo

Existem diversas razões para decidir reformar um imóvel, como aumentar o valor de venda, ampliação, corrigir falhas estruturais, mudar a arquitetura, entre outras. Justamente por isso, o primeiro passo é criar então um projeto da reforma. No entanto, ele deve ser seguido à risca. Isso porque, a maior causa de estresse durante a reforma é o imprevisto. Mas, quando se respeita o planejamento, a chance de ocorrer esse tipo de situação é reduzida consideravelmente.

2. Estabeleça um orçamento 

Outro passo de extrema importância é criar um planejamento financeiro e estudar qual será o orçamento disponível e o teto máximo para gastos. Afinal, é comum vermos obras paradas devido a falta de dinheiro. Sendo assim, é importante ter bom senso ao usar os recursos disponíveis. Portanto, mesmo que esteja planejando apenas alguns consertos, não deixe de pesquisar o preço dos materiais que serão utilizados, assim como o custo da mão-de-obra. Com isso, você consegue aproveitar seus recursos de maneira inteligente.

3. Tenha um cronograma

Essa é a maneira mais simples e segura para acompanhar uma reforma. Com o tempo passando tão rápido, é muito fácil desperdiçá-lo quando não se monitora o andamento das atividades. O cronograma deve conter tudo, desde o prazo para pesquisar o preço dos materiais até a entrega da reforma. Uma boa dica é quebrar os projetos em pequenas tarefas.

4. Avalie a possibilidade de se mudar durante a reforma

Por mais que um aluguel represente um ônus no orçamento da reforma, é melhor gastar um pouco mais e manter a boa qualidade de vida. Obviamente, esse valor deve estar previsto em seu projeto de reforma, além da contratação de uma equipe de mudanças. Isso porque, algumas reformas acabam gerando grande quantidade de poeira, podendo danificar móveis e eletrodomésticos, além de prejudicarem a saúde de indivíduos com problemas respiratórios. No entanto, caso seja uma obra de apenas um cômodo ou algo parecido, não há necessidade de mudança.

5. Priorize reparos de infraestrutura

Manutenções de infraestrutura ajudam na segurança do imóvel, além de contribuírem com a valorização do bem. Sendo assim, em uma reforma residencial, você precisa priorizar a manutenção elétrica, hidráulica e reforços estruturais. Inclusive, esse tipo de cuidado ainda evita o desperdício de materiais e mão-de-obra. Afinal, imagine perceber que o encanamento não está em boas condições apenas na fase de acabamento? Seria necessário quebrar paredes, pintar novamente, comprar mais gesso e outros materiais. Portanto, priorize sempre esse tipo de reparo para garantir maior economia.

6. Faça aos poucos

Por fim, uma última dica é não fazer tudo de uma vez. Por mais que você queira acabar a reforma o mais rápido possível, muitas vezes, um profissional só pode começar o trabalho quando o outro finalizar sua tarefa. Com isso, a obra fica mais cara, visto que será necessário pagar dias de trabalho que na verdade não foram utilizados. Mas, caso queira realizar apenas alguns reparos, o ideal é começar pelo cômodo que mais utiliza.

Então, agora que você sabe como planejar sua reforma, já pode começar a se organizar. Lembre-se que é fundamental contratar profissionais especializados como engenheiro ou arquiteto para que você garanta total segurança e até mesmo economia em sua obra.


Franzoi Corretora de Imóveis. Especialista em Aluguel de Galpões.



Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies